sexta-feira, 5 de novembro de 2010

JSF 2.0 - Facilitando sua vida

Mês passado comecei a desenvolver um projeto Web e decidi utilizar a tecnologia do JSF 2.0. Embora o Flex esteja cada vez ganhando espaço no mercado (pela sua beleza), eu já tinha feito alguns projetos com o Jsf 1.2 e quando vi a suite de componentes do Primefaces (http://www.primefaces.org/) fiquei bastante seduzido em utilizar a tecnologia para esse projeto. (showcase dos componentes - http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf)

Uma particularidade que percebi é que agora dá para você fazer um projeto apenas com o JSF 2.0, pois antes, tinha que sair combinando muitas tecnologias para suprir suas fraquezas.

Apesar do JSF 2.0 ser mais simples e ter mais funcionalidades, padronizações, para um projeto completo, como de costume em java, sempre precisa utilizar alguns framework's, e nesse projeto utilizei além do JSF e do Primefaces, o Hibernate, Spring Core, Spring Transaction, Spring Secutiry, String orm e alguns templates que o Spring fornece. Também utilizei outras api's como o commons-upload, java-mail, poi, itext, entre outros. Espero ter tempo para postar minha experiência que tive ao desenvolver esse projeto e poder ajudar a quem tem alguma dúvida com a tecnologia.

Caminho das pedras para quem está começando:

http://www.coreservlets.com/JSF-Tutorial/jsf2/#Overview

http://www.primefaces.org/documentation.html - Documentação da Suite de interfaces

https://groups.google.com/group/javasf?hl=pt - grupo do JSF

http://www.rponte.com.br/ - Muitos artigos bons

http://blog.gilliard.eti.br/ - Muitos artigos bons do Jsf 2.0

http://www.edsongoncalves.com.br/

http://pablonobrega.wordpress.com/

Em breve alguns tutoriais.....