segunda-feira, 20 de julho de 2009

Eclipse Galileo - A melhor IDE para desenvolvimento Java

Quem programa com Java ou até mesmo com outras linguagens como: C/C++, PHP, Python, deve estar acostumado a utilizar essa fantástica IDE, pois, além de ser a melhor IDE para desenvolvimento Java, ainda por cima é de graça. Já tentei utilizar o NetBeans pela atraente facilidade de criação de interfaces gráficas, porém, não consigo utilizar e nem simpatizo com o editor de código e performance do mesmo. Cheguei a testar outras IDE's de outras linguagens como o tão falado Visual Studio, porém, nem chegou perto do editor do eclipse e das boas práticas utilizadas no eclipse. Funcionalidades básicas contidas no eclipse, o Visual Studio precisava instalar diversos plugins, com isso, eu não me sentia confortável com a IDE.
Quem utiliza o eclipse de há um certo tempo, deve lembrar das dificuldades que era montar um ambiente com determinados plugins. Tinha que ter outras dependências, às vezes não era compatível as versões dos plugins com as dependências, e isso acabava assustando um pouco usuários iniciantes a utilizar a IDE. Hoje em dia o Eclipse amadureceu bastante e está extremamente simples a sua utilização, já vem com pacotes separados da IDE para determinada necessidade, seja para programar para ambiente WEB ou Mobile, para outras linguagens como C/C++, versão clássica para você instalar seus próprios plugins, entre outras. Recentemente foi lançada a nova versão do Eclipse, chamado de Galileo, e veio ainda mais estável, leve e com alguns recursos a mais. Vou citar algumas vantagens da IDE e alguns pontos que poderia melhorar em minha opinião.

Vantagens
  • O desempenho desta nova versão é altamente perceptível, está mais rápido e está consumindo bem menos memória, chegou em média até 200mb, enquanto antes tranquilamente consumia 500mb de memória. O code-complete também achei que ficou mais rápido.
  • Um recurso novo muito legal e que já estava na hora de inserir em novas versões era a seleção vertical, é muito comum necessitar de apagar apenas as colunas de um código, por exemplo: quando está testando api e copia trechos de código da internet que vem com os números das linhas.
  • Nesta nova versão corrigiu alguns bugs que aparecia com certa freqüência no Eclipse Ganymede, como StackOverflow no code-complete e NullPointerException quando fazia pesquisas por Strings nos aquivos.
  • Outra funcionalidade que estava devendo era a possibilidade de abrir um Shell do sistema operacional direto na pasta do projeto, para isso eu utilizava plugins a parte, pois como utilizo o maven para desenvolver minhas aplicações é comum ter essa necessidade. Nesta nova versão veio uma perspectiva chamada de “Remote System Explorer”, você pode acessar o projeto pela visão “Navigator” e clicar em “Show in Remote System View” e quando abrir a estrutura de pastas clicar em “Launch Shell”. Vai abrir dentro um próprio eclipse um Shell que possibilita executar os comandos como também copiar, compilar entre outras coisas com mais facilidade. Poderia ter um atalho do próprio “Package Explorer” para acessar um Shell.
  • Não posso esquecer de mencionar que existe uma grande quantidade de desenvolvedores criando plugins para diversas funcionalidades e frameworks. Esta é uma vantagem e tanto. (clique aqui para ver alguns )


Desvantagens
  • O Eclipse ainda não veio com um plugin padrão para utilização do Maven, por ser tão utilizado e útil, já deveria vir com o plugin instalado por padrão na IDE.
  • Outra funcionalidade que faz tempo que é esperada e não vem incluído por padrão, é o plugin para o SVN. Só existe o plugin para o CVS.
  • Alguns bugs ainda acontece ao fazer buscas nos projeto (Search-> File)
  • Existe um bug no Eclipse que, às vezes ele retira uma pasta de um projeto do Classpath (geralmente um pasta que contém recursos) e acaba a aplicação não achando o recurso (imagem, arquivo, properties ...), até o momento não aconteceu esse problema no Galileo, espero que esteja concertado.
  • Outra parte que o eclipse fica devendo é para desenvolvimento de aplicações Desktop, deveria existir um plugin bacana que possibilitasse uma maior produtividade com Interfaces, poderia utilizar layouts como o FormLayout, MigLayout.





É difícil de acreditar que existe uma IDE tão robusta como o eclipse e acima de tudo de graça. Corra e baixe o pacote da versão mais nova do Eclipse, que é mais adequado com a sua necessidade.
(Sugestão: Baixe a Versão WEB e insira os plugins que desejar, :) )

>>> Sessão de downloads - Eclipse Galileo <<<

5 comentários:

  1. Porra nenhuma Torquato!
    O negócio é o VIM

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei utilizar Eclipse em 2007, nao me lembro a versao , e por causa desses plugins
    que tanto enchia o saco eu desisti ate de começar a fazer alguma coisa em php.
    Se alguem tiver mais info sobre o NetBeans agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Meu pelo amor... Eclipse IDE para java? Pode até ser, mais o VS é muito mais intuitivo e te da muito mais produtividade. Só pra começar, no VS vc não tem aquelas merdas de ter que apertar ctrl bla bla bla, para chegar ao intelisense, vc começou a digitar o menino ja te mostra quais as opções que correspondem, ou seja um initelisense imediato. Nenhuma outra IDE tem esse recurso, sem contar nos delays horríveis que essas IDEs não faze funcionar direito. Lixo, Eclipse e Netbeans são lixo, JDeveloper tb. E eu desenvolvo com Java há 9 anos, mas sei reconhecer que não tem IDE para java atualmente que se compare com o VS.

    ResponderExcluir
  4. Veio desculpa parei de ler quando você disse "Cheguei a testar outras IDE's de outras linguagens como o tão falado Visual Studio, porém, nem chegou perto do editor do eclipse e das boas práticas utilizadas no eclipse."

    Uma coisa é não gostar da Microsoft mas falar isso tenha dó. Grande abraço.

    ResponderExcluir