terça-feira, 7 de julho de 2009

LWUIT (Lightweight UI Toolkit )

Eu já tinha ouvido falar à um tempo atrás que existia uma api para gráficos em J2ME bastante bonita, com efeitos de telas legais e tudo mais, mas nunca fui atrás fazer uma aplicação de teste, porém, como estou fazendo minha pós-graduação em dispositivos móveis e pagando a cadeira de JME, decidi fazer o projeto com ele. Fiquei com um pé atrás, pois, quero chegar a utilizar a aplicação em um ambiente real e não apenas para a disciplina, e pelo que tinha visto e ouvido falar, era tudo muito lindo, porém extremamente pesado. Montei o ambiente para fazer o projeto e nos primeiros testes com os emuladores, a aplicação ficou bem pesada.. ai fiquei cismado, porém fiz umas pesquisas e vi uns videos do pessoal utilizando o LWUIT nos devices e fiquei surpreso com o desempenho. Porém, para minha tristeza, acho que os cara do vídeo tava fazendo mágica, porque só em abrir a aplicação já consome 450kb de memória e ao abrir apenas uma outra tela, já vai para 750kb. Como meu celular é bem peba(rsrs), um nokia 2660, ele utiliza a plataforma S40, as configurações dele são:
Maximum User Storage 2 MB
Maximum Heap Size 600 KB
Maximum JAR Size 256 KB

logo, com 600kb de heap é meio que impossível colocar uma aplicação LWUIT nele com themas e e outros recursos, mesmo sendo otimizado.

Conclusão: A api é bem legal, mas está meio verde ainda. É uma boa opção, pois a Sun está investindo nela, já vem no sdk 3.0 do J2ME, e tem muita gente começando a usar, por exemplo, o pessoal de TV digital tá utilizando para fazer aplicações nos set-top-box. Para o futuro deve ser uma ótima opção, ou então, para devices novos que tem bastante recurso ( como os que usa a plataforma S60 da nokia ) .

Vídeo do mágico que colocou para rodar num celular nokia com plataforma S40:






Outros vídeos nos devices:

Um Samsung F480 com TouchScreen
Um HTC com TouchScreen

Nenhum comentário:

Postar um comentário